Tecnologia do Blogger.
RSS

Horta no telhado


Um projeto verde está fazendo sucesso em Santa Cruz. O Ciep Ismael Nery desenvolveu hortas em garrafas PET e nos telhados, beneficiando as comunidades da região. Os objetivos são vários: preservar o meio ambiente, promover a economia doméstica e melhorar a cultura alimentar e o desempenho escolar num dos bairros de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro.

Primeiramente, a escola começou a fazer hortas em garrafas PET como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), visando reduzir o descarte inadequado de lixo nas comunidades. 

A deposição feita de forma errada - muitas vezes, o lixo é jogado nos rios, provocando entupimentos - causa alagamentos em períodos de chuva, impedindo até que as crianças frequentem as aulas, além de causar doenças como a dengue e a diarreia.

A escola comprava as sementes e obtinha terra adubada, barro vermelho e esterco bovino para montar as hortas em recipientes feitos a partir das garrafas PET. No total, foram distribuídas cerca de 300 mudas nas comunidades próximas à escola. "Para fazer cada recipiente, são necessárias três garrafas PET. Assim sendo, gastamos 900 garrafas que, de outra forma, seriam jogadas no lixo, muitas vezes, de forma indevida. Esse tipo de horta representa um grande ganho ambiental", explica a professora de Geografia do Ciep, Maria Aparecida Moraes, que coordena as hortas da escola.

Apesar de ter sido bem-recebida por alunos e pais e de ser funcional, a horta em PET esbarrava em um obstáculo: as mudas não podiam ser plantadas no solo de muitas dessas comunidades, que não contam com rede de saneamento básico. Nesses locais, o esgoto corre a ceu aberto, e, por causa disso, o solo é contaminado. Além disso, falta espaço, porque as casas dessas localidades são germinadas.
Assim, Maria Aparecida introduziu outra novidade: a horta em telhado. O projeto foi concebido pela professora na Prefeitura da Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição onde também trabalha como pesquisadora, no Instituto de Geociências.

Os videos a seguir explicam como fazer e dicas para melhorar sua horta no telhado.
Boa sorte...




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Atendimento e vendas atraves:


Blog: http://hortasvitalidadesaude.blogspot.com
Email: hortasvitalidadesaude@gmail.com
SAC: (31) 3569-7854 e na sede da empresa:
Av. Raja Gabaglia nº 4000 - Gutierrez, Belo Horizonte, MG


Dividimos em 6x sem juros, nos seguintes cartões: