Tecnologia do Blogger.
RSS

Como cultivar e cuidar de Bonsais


A paciência é o segredo para cultivá-las. Para se chegar a um bonsai finalizado, passa-se por três etapas. Primeiro, as mudas são selecionadas e preparadas, com um trabalho no caule e nas folhas, para ir para o jarro. "Uma muda de bonsai, se for plantada no chão, não terá uma forma agradável’.
A escolha do local: O local para a colocação dos vasos depende das necessidades de sol e umidade para todo tipo de bonsai que você adquiriu. O lugar ideal seria uma varanda ou uma janela onde seu bonsai pegue sol pela manhã, escritórios, ambientes com ar condicionado costumam ser fatais, dentro de casa, não coloque sobre eletrodomésticos. A tendência que os brotos e folhas têm de buscar a luz do sol poderá provocar desequilíbrio na forma da copa do bonsai. Evite-o, girando o vaso a cada dois ou três meses, sem mudá-los de lugar pois as plantas não gostam de ficar de um lado para outro.
Depois ela vira um pré-bonsai, onde e necessário regá-la, podar os galhos em excesso e amarra-la para dar força e forma ao caule.
Rega e umidade: A rega é fundamental para a saúde do bonsai. Os intervalos entre elas determinam a UMIDADE no torrão do bonsai. É a observação e atenção, que vão determinar o intervalo entre as regras. De maneira geral, o horário ideal para regar suas plantas é pela manhã bem cedinho ou na final do dia, com água em quantidades suficiente para vazar pelo orifício de drenagem do vaso, se colocar prato ou bandeja, nunca deixe água acumular no fundo do vaso, isto apodreceria as raízes e fatalmente seu bonsai morreria afogado ou cozido. Não considere borrifos ou pulverização como rega, a pulverização é benéfica para as folhagens, porém, nunca dispense a rega. Em locais onde a água tem muito cloro convém deixar um recipiente aberto com água descansar por um dia ou dois dias antes de regar suas plantas. Caso haja um ressecamento acidental, regar apenas pode não adiantar pois a terra fica impermeável, mantendo, mantendo um torrão seco no miolo das raízes. Deve-se então mergulhar o vaso até cobrir toda a terra por no máximo 10 minutos. Viagens com mais de dois dias serão fatais. Retire-os do sol e deixe alguém de sua confiança responsável pelas regas. Sempre que possível agrupe plantas para melhorar as condições de umidade.
Poda: Mantenha a forma inicial de seu bonsai, removendo os ramos e brotos que crescerão muito, de maneira geral, sempre que o ramo atingir dez pares de folhas, reduza a dois ou quatro pares conforme o desenho desejado. A poda da copa é muito importante para a saúde do bonsai, é necessário criar espaços negativos por entre os ramos e galhos para que o sol penetre dentro da árvore. Se seu bonsai tiver com arames, verifique se o mesmo não está cortando o córtex (casca) de algum galho, se for necessário remova-o com alicate de cortar fios. NÃO TENTE DESENROLAR O FIO, PODE PARTIR O GALHO. Importante: Algumas plantas perdem sua folhagem no outono, não se desespere, é uma hora para trabalhá-lo.
É aqui que entra a parte da paciência. Durante esse processo de acomodação do caule, podem acontecer alguns "acidentes", como, por exemplo, o tronco partir. Nesse caso, você poderá usar um selante apropriado para colá-lo e impedir uma infecção. Outro problema é você tirar o arame antes da hora, sem que a planta esteja na posição desejada - você terá que recolocá-lo. Importante lembrar que, uma vez escolhida a posição final, nada de ficar mexendo. Controle a ansiedade e espere. Até se tornar um bonsai pronto, pode (e certamente, vai) levar anos.
Todos esses passos são importantes porque se não forem feitos corretamente o seu bonsai pode não se desenvolver ou ate mesmo se deformar quando surgirem os primeiros frutos!

Mas se você os cultivar com cuidado eles podem ficar assim:

Manutenção: O bonsai é uma árvore que por viver num vaso onde há pouco espaço para suas raízes, necessita de adubos e fertilizantes. No período da primavera até o final do verão as plantas estão absorvendo nutrientes, portanto nesta época, num intervalo de 15 ou 20 dias devemos aplicar um adubo líquido tipo Ouro Verde, deve-se também colocar algum tipo de adubo sólido de lenta decomposição, com pouco nitrogênio. Esteja atento para pragas e doenças, fazendo uma manutenção preventiva a cada 30 dias, você evitará problemas, ocorrendo alguma anormalidade utilize inseticidas do tipo Dymy Pronto, ou algum outro similar. Separe seu bonsai de outras plantas.
No final a paciência e recompensada !!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Atendimento e vendas atraves:


Blog: http://hortasvitalidadesaude.blogspot.com
Email: hortasvitalidadesaude@gmail.com
SAC: (31) 3569-7854 e na sede da empresa:
Av. Raja Gabaglia nº 4000 - Gutierrez, Belo Horizonte, MG


Dividimos em 6x sem juros, nos seguintes cartões: